O Presidente Negro

Escritor: Monteiro Lobato
Editora: Globo
ISBN: 9788525046901

Português
212 páginas quando em formato papel
Formato: Digital, MOBI

Sinopse Oficial:
Enquanto Barack Obama e Hillary Clinton disputavam a Casa Branca em 2008, a Editora Globo lançou O Presidente Negro, único romance adulto de Monteiro Lobato. Embora ainda não tivesse pisado em terras norte-americanas quando escreveu esse livro, Lobato ambienta sua história futurista nas terras de Henry Ford. Em 1926 o autor publicou o romance com o título O Choque e, duas décadas depois, mudou o nome para O Presidente Negro. A obra aborda temas como a segregação entre brancos e negros, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância. Através das lentes do “porviroscópio”, aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem Jim Roy concorre à presidência dos Estados Unidos.

Por que eu li?
Sempre tive curiosidade de ler um livro de Monteiro Lobato que não fosse Sítio do Pica-pau Amarelo.

Qual foi a minha opinião:
Cara, realmente o Monteiro Lobato era uma mente privilegiada. Ele aborda assuntos que em 1926 não deveria fazer o minimo sentido, e ele estava muito a frente de seu tempo tratando, por exemplo de sistemas de votação, ondas de rádio e como as pessoas leriam seus jornais (algo parecido com a Internet) e alguns comportamentos que só começaram a fazer sentido agora, nos anos 2000.
Também é interessante ver a opinião velada do autor sobre racismo.
Na minha opinião este é o 1984 tupiniquim, e não deixa, guardada as devidas restrições de um autor que morava na fazenda e somente escrevia histórias de criança, nada a desejar para o George Orwell.
Livro impressionante e faz sentido estar em sua lista de leitura.

Tempo de leitura: 10 dias, com média de 21 páginas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *